AMOREPOESIA_58 – FEDERICO GARCIA LORCA



Olá, você!

Que bom poder publicar mais um podcast. Especialmente um que fale da poesia do espanhol Federico Garcia Lorca (1898/1936).


Sobre Garcia Lorca, disse Ático Vilas-Boas da Mota no trecho de apresentação publicado no livro: Federico Garcia LorcaObra Poética Completa da Editora Universidade de Brasília, Editora Martins Fontes:


A poesia lorquiana cheira a flor de laranja, e seu texto poético – espaço preto/branco – vasto areal a estampar os rastros de Andaluzia; por ele seguem, a pé, os ciganos, os cegos cantadores, os meninos tagarelas, as mulheres ” pudientes”, os “pregoneros”, os peregrinos da Espanha estóica, católica, radical às vezes, pronta para o perdão imediato, ereta, em direção ao tempo sem fronteiras, de pé . . . Granada, riso escancarado, obsessão, gosto de laranja doce servida em bandejas amargas: o apelo de Tânatos! Mas o poeta segue o seu caminho sem olhar para trás; segue-o com sua “guitarra” e sua solidão. O menino Federico e seu colar de pássaros na garganta despertam os galos para o cora! solidário!


(…)


As revistas madrileñas lhe abriram as portas. A partir de 1925, passou a colaborar em vários periódicos da capital, sobretudo em La Gaceta Literaria e na Revista de Ocidente. É a partir do ano de 1926, como já vimos, que ele forma, com Salinas, Guillén, Alberti e outros poetas jovens, o grupo dos chamados poetas de vanguarda, seguindo as pegadas de Juan Ramón Jiménez, que revolucionaria, de fato, a poesia espanhola daquela época, ainda marcada pela influência deste poeta.”


Os poemas traduzidos mantém viva a força e a beleza de suas poesias.
Algumas das poesias publicadas neste podcast foram traduzidos por William Agel de Melo.


Abrimos o podcast com Cry Me A River, na voz da fantástica Diana Krall. Em seguida temos Vinícius, Toquinho, Tom Jobim e o Quarteto em Cy em Carta Ao Tom 74. Logo após temos Sade Adu com Cherish The Day. Encerramos o podcast com a Embrujada do guitarrista Flamenco Miguel Espinoza. Curandero é um duo formado por Miguel Espinoza e Ty Burhoe. Espinoza é um prestigiado guitarrista de Música Flamenca. Burhoe tem uma importante carreira como percussionista.


Poesias:  
Este é o Prólogo, O poeta pede ao seu amor que lhe escreva, A casada infiel e, encerrando o podcast, Romance sonâmbulo.